fbpx

Depilação a Laser resseca a pele?

Muitas pessoas se perguntam se a depilação a laser resseca a pele. Embora seja um procedimento com inúmeros benefícios, ainda existem algumas dúvidas muito comuns entre os indivíduos que desejam aderir ao método e se livrar dos pelos definitivamente.

O ressecamento da pele é uma das preocupações comuns – e é ainda mais justificável entre quem tem a pele sensível, ou em época de frio, em que a cútis perde hidratação com mais facilidade.

Mas afinal, o que há de verdade e o que há de mito na relação entre depilação a laser e o ressecamento da pele?

Neste artigo iremos responder a essa pergunta e você poderá tirar suas dúvidas sobre o procedimento e suas implicações! Confira:

Depilação a laser e o ressecamento da pele

A depilação a laser não leva ao ressecamento da pele. Esse é um mito ainda comum, mas que se propaga por alguns motivos justificados.

Na verdade, o que ocorre é justamente o oposto: o procedimento, quando manuseado adequadamente, é capaz de melhorar a qualidade da pele, deixando-a mais macia, elimina os pelos encravados existentes e previne o surgimento de novos.

Quem tem pele seca, por exemplo, tende a ser mais sensível a alguns procedimentos. Ao passar pela depilação a laser, sua pele pode ficar levemente avermelhada ou irritada.

Contudo, não há nenhuma evidência que o método pode diminuir a hidratação e umectação da pele, levando ao ressecamento.

Dentre os métodos depilatórios, o uso de cera é o que mais tende a deixar a pele com aspecto seco, mas a lâmina também não é um método isento disso, já que raspa também células epiteliais – e, por isso, é importante ter cuidado para evitar cortes.

Diante disso, a depilação a laser é um método que sobressai entre os demais, além de outros benefícios, pelo fato de melhorar a qualidade global da pele tratada e não a deixa ressecada.

No entanto, para aproveitar esses benefícios, a pessoa deverá seguir alguns cuidados antes e depois do procedimento e assegurar a manutenção da qualidade da pele.

Cuidados pré-depilação

Antes de passar pela depilação a laser, é preciso adotar alguns cuidados. O profissional responsável por executar o procedimento irá indicar quais são eles. De modo geral, é necessário seguir o protocolo abaixo:

  • A área a ser depilada precisa conter pelos, já que o procedimento age a partir do contraste entre a pigmentação do pelo e da pele;
  • Evite a exposição solar 7 dias antes do procedimento;
  • Os clientes que estiverem bronzeados ou com queimaduras pós-sol devem, de modo geral, esperar 2 semanas antes de serem tratados para evitar danos à pele;
  • Evite usar autobronzeadores por, no mínimo, 7 dias antes do tratamento. Se tiver utilizado, recomenda-se que você esfolie a área para remover qualquer cor residual;
  • No dia do procedimento, compareça ao local com a pele limpa e sem nenhum produto como hidratante, por exemplo;
  • Evite peelings químicos e outros procedimentos a laser na área a ser tratada 2 semanas antes e duas semanas após o tratamento a laser;
  • Evite todos os produtos à base de alfa hidroxiácidos e beta hidroxiácidos (AHA / BHA), hidroquinona, retinóis/retinoides por 7 dias antes do tratamento;
  • Deve-se interromper a depilação com cera, pinça e lâmina 3 semanas antes do procedimento;
  • Beba pelo menos 1 litro de água na véspera e no dia do tratamento – isso ajudará o corpo a regular sua temperatura;
  • Pessoas que usaram isotretinoina (Roacutan®) ou produtos semelhantes nos últimos 6 meses NÃO PODEM fazer tratamentos de depilação a laser;
  • Os antibióticos podem aumentar a fotossensibilidade. Recomenda-se que você verifique com seu médico antes de fazer o tratamento a laser se estiver tomando algum antibiótico de longo prazo. 

Cuidados pós-depilação

Assim como os cuidados prévios, para garantir bons resultados, os cuidados após o procedimento também são fundamentais. Com isso, você conseguirá aproveitar os resultados da melhor maneira possível e manter a qualidade da pele.

Os cuidados pós-depilação incluem:

  • Evite a exposição prolongada ao sol por 7 dias após o tratamento;
  • Analgésicos de venda livre costumam ser recomendados para o desconforto pós-tratamento, mas você também pode usar gel calmante (normalmente à base de aloe vera), bem como toalhas frias, compressas de gelo ou a própria seiva de aloe vera para aliviar o desconforto;
  • Evite quaisquer tratamentos adicionais a laser ou procedimentos químicos na área tratada por pelo menos 2 semanas após a depilação;
  • Use protetor solar com, pelo menos, FPS 30 de UVA / UVB em toda a área tratada (e nas demais regiões que serão expostas ao sol, também!);
  • Se sentir quaisquer efeitos colaterais, como hipo ou hiperpigmentação, vermelhidão ou inchaço prolongado ou bolhas, procure o profissional para indicar o tratamento mais adequado;
  • Para obter os melhores resultados, cumpra todas as sessões, nos intervalos recomendados pelo profissional;
  • Esfolie as áreas tratadas para minimizar o risco de pelos encravados;
  • Hidrate a região frequentemente, preferencialmente com hidratantes sem cheiro ou coloração. A hidratação ajuda a evitar e combater o ressecamento!

Como melhorar a hidratação da pele?

Como mencionamos, a depilação a laser, por si só, não resulta em ressecamento da pele. Ocorre que algumas pessoas tendem a perder umidade com mais facilidade, deixando aspecto mais ressecado.

Mas existem algumas práticas que promovem a hidratação, tais como:

– Aumentar o consumo de água

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não bebem água suficiente ao longo do dia, e isso pode causar desidratação rapidamente, o que torna a pele opaca e seca. 

Aumente a umidade (e hidratação) de dentro para fora, bebendo 8 copos de água por dia. 

– Utilize cremes hidratantes

Existem muitos hidratantes no mercado, mas nem todos são iguais. Para quem procura uma opção que reponha a hidratação da pele, deve conter ingredientes que atraiam a hidratação, tais como ácido hialurônico, ácido glicólico, ácido láctico e aloe vera.

– Evite muitos banhos ao dia

Atenção: isso não significa economizar na higiene pessoal. Mas passar muito tempo no banho pode diminuir consideravelmente a umidade da sua pele. Tente limitar os banhos a cerca de cinco minutos, uma vez por dia. 

Certifique-se de que a água esteja morna em vez de quente para reduzir a perda de umidade.

– Esfolie frequentemente

A esfoliação é importante porque ajuda a eliminar as células mortas da pele, o que é particularmente importante durante os meses de inverno. 

A umidade não pode permear a pele se as células mortas da pele estiverem no caminho. Um esfoliante suave ajuda a resolver o problema. Aplique um hidratante em seguida!

Seguindo essas dicas você manterá a pele sedosa e devidamente hidratada, além de deixá-la ainda mais bonita após a depilação a laser.