fbpx

Cuidados com a pele no Verão

Quando a estação mais quente do ano chega, é necessário lembrar que os cuidados com a pele no verão devem ser redobrados, já que os raios solares podem deixar a derme mais sensível e ressecada. Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. 

 

Os cuidados com a pele no verão podem ser um pouco mais difíceis que em outras estações do ano. Nessa época, o contato com o sol, piscina, mar e até mesmo o suor podem influenciar na aparência e na saúde da sua pele.

 

Manter a pele limpa, hidratada e seca

Os raios solares podem deixar a pele ressecada e sensibilizada, por isso, se você já costuma hidratá-la, faça isso duas vezes mais no verão. No banho, opte por sabonetes ou óleos corporais com limpeza suave; no pós-banho, aplique hidratantes com textura leve no corpo inteiro.

Esse é o momento ideal para dar uma recarga de hidratação na pele pois é a hora em que os poros estão abertos e recebem os ativos dos produtos com mais facilidade.

Beber bastante líquidos

É importante repor a água que o corpo perde com a transpiração nos dias quentes, através da ingestão de líquidos. Para evitar a desidratação do corpo e da pele é importante beber pelo menos 2 a 3 litros de água por dia ou outros líquidos, como suco de fruta natural ou chás gelados, pois assim além de evitar a desidratação, refresca o corpo. O consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado, pois promovem a perda de água pele corpo e podem provocar rapidamente uma desidratação, principalmente se forem ingeridas em dias de muito calor.

Usar protetor solar diariamente

Usar protetor solar diariamente é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e o seu ressecamento, além de evitar o desenvolvimento de doenças, como o câncer de pele, por exemplo. Assim, é importante passar protetor solar em toda a área da pele que fica exposta ao sol, mesmo que a pessoa não fique exposta diretamente ao sol.

O uso de produtos com essa finalidade precisa ser feito tanto nos momentos de lazer quanto em atividades diárias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é investir em itens com fator de proteção solar acima de 30 e proteção contra os raios UVB e UVA, além de evitar o sol entre 10h00 e 16h00.

A aplicação do protetor solar na pele deve ser realizada pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol, de maneira uniforme em todas as partes do corpo. Reaplique o produto a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

Já deu para perceber como os cuidados com a pele no verão são importantes, não é? Cuide-se e aproveite cada momento plena e protegida.