fbpx

Como manter a pele com um aspecto jovem e hidratado sempre?

O viço da pele é uma característica que dá a sensação de jovialidade e frescor. No entanto, para manter a pele viçosa sempre, é importante mantê-la hidratada.

Isso, por sua vez, você pode conseguir a partir de diferentes maneiras, tanto com o uso de produtos e tratamentos tópicos, quanto com a ingestão de certos alimentos.

Hidratação é fundamental em todas as idades, mas para quem quer parecer ter a pele mais nova, é ainda mais importante, já que pele ressecada revela ainda mais as rugas e marcas de expressão.

No entanto, é importante considerar que não basta hidratar uma vez ao dia, é importante que a umidade esteja à superfície da pele durante todo o dia.

Mas afinal, como manter a pele com um aspecto jovem e hidratado sempre?

Confira as dicas:

Limpeza e esfoliação

O primeiro passo nas rotinas matinais e noturnas de skincare deve ser limpar a pele. 

Você pode conseguir uma limpeza eficiente com alguns produtos próprios para a pele facial, como gel de limpeza, água micelar, demaquilantes, óleos de limpeza e tônicos próprios para esta finalidade.

A limpeza e a esfoliação suave podem dar à pele uma aparência mais lisa e radiante, removendo as células mortas da pele na superfície. 

A limpeza dupla (ou seja, com com dois elementos de limpeza, como sabonete próprio e água micelar, por exemplo) de acordo com o seu tipo de pele é uma boa maneira de garantir a eliminação da sujeira que obstrui os poros e, por sua vez, leva à formação de comedões (cravos) e acne.

A esfoliação, por outro lado, pode ser feita de forma química ou mecânica

Independentemente do modo escolhido, a limpeza e a esfoliação são partes fundamentais de qualquer rotina de cuidados que pretenda alcançar uma pele com aspecto jovem e viçosa.

Use hidratantes tópicos

Quer tenha a pele seca ou oleosa, a hidratação é importante para equilibrar a produção de sebo da pele, prevenir a descamação e repor a hidratação perdida. 

Loções e cremes são produtos oleosos que podem fornecer uma textura mais suave ao adicionar uma camada com aspecto hidratante à superfície da pele.

Mas esse processo, para ser eficaz, deve ser feito com produtos que contenham ingredientes efetivamente hidratantes. 

Pense na loção ou creme como a ‘base’ ou veículo para um ingrediente mais eficaz, como retinoide, vitamina C ou alfa / beta hidroxiácidos (AHA / BHA), dentre outros.

Atenção: é importante considerar se você tratará outras doenças de pele, como acne, melasma e eczema antes de incorporar um hidratante novo, já que escolher a opção errada pode piorar sua pele.

De modo geral, as principais apostas incluem hidratantes leves, como os que contêm ácido hialurônico, glicerina e ceramidas.

Para obter melhores resultados, aplique sua loção ou hidratante na pele ainda úmida (ou dentro de três minutos após sair do chuveiro) para ajudar a reter a água e, em seguida, aplique um óleo facial ou corporal para selar e manter a umidade.

Hidrate-se de dentro para fora

Um dos hábitos que podemos, e devemos, copiar dos franceses é enxergar a água como nossa melhor amiga. 

Além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo, quanto mais água você toma, mais hidratadas e preenchidas se tornam suas células. 

Além disso, os processos metabólicos dentro das células podem funcionar de forma mais eficiente. 

O ideal é tomar pelo menos de oito a dez copos de água e comer pelo menos cinco porções de frutas ou vegetais por dia.

Para obter todos esses micronutrientes e antioxidantes para manter a pele saudável, você deve se lembrar de consumir alimentos com diferentes colorações, tais como maçãs, laranjas, banana, kiwi e uvas, por exemplo!

Evite o sol

Não é segredo que a radiação ultravioleta é inimiga da pele. 

Na verdade, a maior parte dos danos à pele em pacientes mais velhos é causada por uma vida inteira de exposição ao sol sem proteção. 

Sabe-se que danos crônicos causados pelo sol ao longo de nossa vida têm um efeito cumulativo de destruir o colágeno e a elastina que constituem os tecidos conjuntivos da pele.

Independentemente do local em que você esteja, o uso de protetor solar é fundamental, mesmo em ambientes fechados!

Vale considerar o fato de que até 80% dos raios ultravioleta podem atravessar as nuvens e os vidros das janelas de casa e do carro, justificando o uso de proteção mesmo no carro, no trabalho ou em casa.

Para uso diário, opte por FPS 30 de amplo espectro para dar à sua pele uma defesa adequada dos raios UVA e UVB. Se passar muito tempo ao ar livre, o ideal é usar FPS 50 ou superior.

Invista na qualidade do seu sono

O estresse pode causar diversos danos na pele, especialmente quando não se permite que o corpo descanse e se recupere da rotina diária. 

É importante considerar que o seu corpo se repara e se recupera do estresse diário enquanto você dorme, então não dormir com qualidade suficiente pode causar envelhecimento prematuro da pele.

Pessoas que vivem exaustas, estressadas ou que estão sempre sob pressão costumam ter a pele com mais propensão a rugas e ressecamento. 

Por outro lado, aqueles que descansam adequadamente ​​geralmente apresentam menos rugas sob os olhos e nas fossas lacrimais e têm uma pele com aparência mais jovial.

Sete a oito horas de sono todas as noites são fundamentais para rejuvenescer sua pele e seu corpo.

Invista em tratamentos específicos

Hoje em dia, o segmento estético e dermatológico possui diversas opções de tratamentos, com resultados fantásticos e altamente eficientes, quando abordados adequadamente.

Algumas opções de tratamentos que podem dar à pele um aspecto de jovialidade, melhorando seu aspecto global, incluem:

– Carboxiterapia (aplicação subcutânea de dióxido de carbono);

– Skinbooster (hidratação injetável com vitaminas e ácido hialurônico);

– Co2 fracionado;

– Toxina botulínica;

– Microagulhamento (estimula a produção de colágeno);

– Peelings em geral.

Todos esses procedimentos podem compor diferentes protocolos de tratamento, que são definidos a partir da necessidade e das características de cada pele.

A Lipodream oferece atualmente todas essas tecnologias, com profissionais aptos a identificarem e manusearem os melhores tratamentos! Contate-nos e agende uma visita!