fbpx

A importância das meias de compressão

As meias de compressão, também conhecidas como meias compressivas ou elásticas, são meias que realizam pressão na perna e melhoram a circulação sanguínea, podendo ser indicada na prevenção ou tratamento de varizes e outras doenças venosas. Médicos costumam recomendar o uso de meia de compressão pós-operatório especialmente para cirurgias ortopédicas, cardíacas e de varizes. Essa recomendação traz diversos benefícios e tem o objetivo de evitar algumas complicações cardiovasculares, como trombose e edema, e costuma durar pelo menos 30 dias. 

 No Brasil, o grau de compressão se divide entre suave (até 20 mmHg), média (de 20 a 30 mmHg) e alta (de 30 a 40 mmHg). O mmHg significa milímetros de mercúrio, que por sua vez é uma unidade de medida usada para mensurar pressão. O que indica em qual situação a meia será usada é o seu grau de compressão.

 – Suave Compressão: Indicada para prevenção e bem estar, ajuda a prevenir varizes durante e após a gestação, para quem faz uso de anticoncepcionais, para quem fica muito tempo na mesma posição e para viagens longas.

– Média Compressão: Indicada para quem sente dores acentuadas, inchaço e varizes nas pernas. Para quem tem propensão hereditária, antes e após cirurgias.

– Alta Compressão: Indicada para quem tem varizes ou inchaço nas pernas em estágio avançado, em casos graves e doenças venosas.

Elas também se diferem no tamanho. O comprimento de 3/4 é até dois dedos abaixo do joelho. A 7/8 vai até o meio da coxa e a tradicional possui o estilo meia-calça que todos conhecem (dos pés até o umbigo).

Para cada pessoa é indicado um tipo de meia, com determinada pressão. É o cirurgião plástico que prescreve qual cada paciente precisa a partir de testes que podem ser realizados no próprio consultório.

 

Quanto tempo usar a meia de compressão após a cirurgia?

A resposta para essa pergunta, é claro, varia. Em cirurgias mais simples, em que o paciente volta logo a ter uma vida normal, o tratamento pode ser curto, por 30 dias. Em cirurgias mais complexas, o uso das meias de compressão pode durar bem mais, até três meses. Para cada caso, o médico é o responsável por indicar o tratamento.

O uso de meia de compressão depois de uma operação tem a função preventiva de evitar uma trombose. Como em casos extremos a trombose pode matar, todo cuidado é pouco, portanto, o uso das meias precisa ser encarado como um tratamento para a recuperação pós-cirúrgicas.

Na LipoDream, temos os melhores modelos de meias. E o melhor: com os menores preços. Fazemos entregas em todo o Brasil.